COMO RESPONDER AS PERGUNTAS NA ENTREVISTA DE EMPREGO?

A entrevista de emprego, na maioria das vezes é um momento de muita tensão e nervosismo, pois o medo de errar é tão grande que se não se controlar, poderá gaguejar, travar ou responder as perguntas de forma incompleta sem transmitir confiança ao recrutador.

COMO RESPONDER AS PERGUNTAS NA ENTREVISTA DE EMPREGO?

A entrevista de emprego, na maioria das vezes é um momento de muita tensão e nervosismo, pois o medo de errar é tão grande que se não se controlar, poderá gaguejar, travar ou responder as perguntas de forma incompleta sem transmitir confiança ao recrutador.

O ideal não é decorar as perguntas e ir ao processo seletivo com as respostas prontas, pois o selecionador ira perceber no tom da sua voz o texto decorado, seja o mais natural possível, se expresse de forma clara e objetiva.

As perguntas em uma entrevista, geralmente são sobre mim, sobre a empresa e sobre a vaga.

 

10 QUESTÕES MAIS FREQUENTES EM UMA ENTREVISTA:

1 – Pode falar um pouco sobre você?

Este é o momento de demonstrar que possui alto conhecimento e que suas competências comportamentais podem somar com a empresa.

Não fale sobre vida pessoal - hobbies, e não faça o detalhamento do seu currículo.

 

2 - O que você sabe sobre a nossa empresa?

Acesse o site da empresa e estude o “sobre nós” ou o “quem somos”, entenda a sua missão, visão e valores e mostre o quanto o seu perfil esta alinhado com os valores da empresa.

 

3 - Por que devemos contratar você?

Venda o “seu peixe”, fale o quanto você é a pessoa certa para o cargo, que é capaz de produzir bons resultados e que veste a camisa da empresa.

 

4 - Quais são os seus pontos fortes?

Escolha os pontos fortes mais relevantes para a vaga, como por exemplo: que tem comunicação persuasiva, que é bom em construir relacionamentos, fale como aplica estes pontos positivos.

 

5 - Quais são seus pontos fracos?

Não existe profissional perfeito, cite os pontos em que você sabe que pode melhorar e está se esforçando, como por exemplo: que tem dificuldade em falar em publico, mas que esta se esforçando e aprendendo técnicas de oratória.

 

6 - Qual é a sua maior conquista profissional?

Para responder esta pergunta a melhor técnica é a STAR, pois ajuda a organizar a sua fala  fornecendo exemplos concretos que mostrem que você tem experiência e competências para a vaga.

Situação: descreva a situação.

Tarefa: conte qual foi a tarefa.

Ação: descreva como resolveu.

Resultados: fale quais foram os resultados.

 

7 - Onde você se vê daqui a cinco anos?

O selecionador deseja saber se: você definiu expectativas realistas para sua carreira; se você tem ambição; se a posição se alinha com seus objetivos de crescimento.

Mostre que busca diariamente crescimento pessoal e profissional.

 

8 - Como seu chefe e seus colegas diriam que você é?

Extraia características que ainda não tenha discutido na entrevista, como por exemplo: que tem disposição para participar de outros projetos quando necessário.

 

9 - Como você lida com pressões ou situações estressantes?

Explique como você se organiza para continuar produtivo e com foco mesmo em situações extremas, que consegue lidar com isso sem deixar de atingir suas metas.

 

10 - Você tem alguma pergunta?

Tire suas duvidas e também foque no crescimento da empresa, como por exemplo: se estão preparando um lançamento de produto ou serviço; se pretendem expandir. Fuja sempre do obvio.

Qual é a sua reação?

like
0
dislike
0
love
6
funny
1
angry
0
sad
2
wow
0