O QUE SÃO SOFT SKILLS?

Soft Skills são as habilidades ou atitudes comportamentais, que o empregador espera em um candidato. São aprendizados subjetivos e difíceis de serem analisados, como o pensamento crítico, a positividade e a capacidade de tomada de decisão.

O QUE SÃO SOFT SKILLS?

A palavra “skills” vem do inglês e significa habilidades.

Soft Skills são as habilidades ou atitudes comportamentais, que o empregador espera em um candidato. São aprendizados subjetivos e difíceis de serem analisados, como o pensamento crítico, a positividade e a capacidade de tomada de decisão.

Com o mercado de trabalho tão competitivo, é necessário ter muito mais do que habilidades técnicas, as chamadas Hard Skills.

A habilidade técnica está ligada ao entendimento e a competência para desempenhar determinadas tarefas a partir de conhecimentos específicos, obtidos através de sua formação acadêmica, graduação, especialização, cursos, em bons livros, artigos, treinamentos, palestras.

As Soft Skills envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Podemos dizer que são habilidades particulares, pois nascem de acordo com as experiências, cultura, criação e educação de cada pessoa, entre outros fatores. Também estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas e afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e, por consequência, a produtividade da equipe.

Os profissionais de recursos humanos desejam e valorizam os funcionários que possuem as características comportamentais alinhadas com os objetivos da empresa, porque podem entregar desempenhos melhores e “vestir a camiseta”, como tendem a permanecer mais tempo nela. Este engajamento ocorre de forma bem natural, onde eles concordam com os valores do negócio permanecendo focados e motivados para alcanças os objetivos, aumentando assim sua produtividade e assertividade.

Os profissionais que fazem parte do mercado e que desenvolvem seu trabalho dentro das empresas hoje têm características particulares, que os tornam complementares uns aos outros.

Cada um possui determinadas competências e habilidades, que fazem com que eles sejam verdadeiramente capazes de trabalhar com excelência, para, assim, contribuir para que a organização alcance o sucesso que almeja em seu segmento de atuação.

Alguns se destacam por aplicarem com assertividade tudo o que aprenderam e aprendem através de seus estudos e outros por sua capacidade criativa de encontrar soluções inovadoras e estratégicas, que atendam às necessidades do público-alvo da empresa, sendo que os dois tipos de profissionais, através da forma como trabalham, têm o poder de manter os negócios realmente competitivos no mercado.

Ambas as habilidades têm verdadeira importância para todo e qualquer tipo de negócio, pois cada uma delas permite tratar os processos organizacionais de maneiras distintas, sendo que uma possibilita um olhar mais amplo, enquanto a outra trabalha de forma mais específica e detalhada, resultando, assim, em uma empresa mais eficiente e capaz de atingir suas metas e objetivos com maestria.

Qual é a sua reação?

like
1
dislike
0
love
1
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0