QUAIS AS DIFERENÇAS DE RH E GESTÃO DE PESSOAS?

QUAIS AS DIFERENÇAS DE RH E GESTÃO DE PESSOAS? RH é a sigla para Recursos Humanos, que é a área da empresa que se responsabiliza pelo gerenciamento de pessoas, ou seja, é a área que cuida do capital humano da empresa. Já a gestão de pessoas é um conceito que engloba todas as atividades realizadas pelas empresas com o objetivo de gerenciar seus colaboradores, desde o recrutamento e seleção até a demissão.

QUAIS AS DIFERENÇAS DE RH E GESTÃO DE PESSOAS?

QUAIS AS DIFERENÇAS DE RH E GESTÃO DE PESSOAS?

 

RH é a sigla para Recursos Humanos, que é a área da empresa que se responsabiliza pelo gerenciamento de pessoas, ou seja, é a área que cuida do capital humano da empresa. Já a gestão de pessoas é um conceito que engloba todas as atividades realizadas pelas empresas com o objetivo de gerenciar seus colaboradores, desde o recrutamento e seleção até a demissão.

RH é mais focado em processos administrativos, como o controle de ponto e o gerenciamento de benefícios, enquanto a gestão de pessoas é mais focada na estratégia de longo prazo, como o desenvolvimento de talentos e a criação de um ambiente de trabalho positivo.

Portanto, podemos dizer que a gestão de pessoas é um conceito mais amplo que engloba a área de RH, que é responsável por uma parte do processo de gestão de pessoas.

Outra diferença é que a gestão de pessoas é uma área estratégica da empresa, ou seja, é responsável por elaborar e implantar as estratégias que irão nortear as ações da empresa com relação às suas pessoas, enquanto que a área de RH é responsável por executar as ações estratégicas definidas pela gestão de pessoas.

 

As principais diferenças entre RH e gestão de pessoas são:

  • RH é focado na administração de tarefas relacionadas ao pessoal, enquanto a gestão de pessoas é focada na estratégia global da empresa.
  • RH é mais focado nas tarefas operacionais, enquanto a gestão de pessoas é mais focada na estratégia.
  • RH é mais estruturado e formal, enquanto a gestão de pessoas é mais flexível. RH é mais voltado para o compliance, enquanto a gestão de pessoas é mais voltada para o desempenho.

  • RH é mais voltado para o passado, enquanto a gestão de pessoas é mais voltada para o presente e para o futuro.
  • RH é mais burocrático, enquanto a gestão de pessoas é mais inovador.
  • RH é mais voltado para as pessoas, enquanto a gestão de pessoas é mais voltada para os negócios.
  • A gestão de pessoas é mais ampla e abrangente do que RH, pois envolve todas as áreas da empresa que lidam com pessoas, como treinamento, desenvolvimento, seleção, gestão de carreiras, etc. Enquanto RH é focado nas pessoas, a gestão de pessoas é focada nos resultados.
  • A gestão de pessoas é mais humanística, enquanto RH é mais técnico.

Por fim, podemos dizer que a gestão de pessoas é focada no desenvolvimento das pessoas, ou seja, nas suas competências, habilidades e potencial, enquanto que a área de RH é mais focada na administração dos processos relacionados às pessoas, como o processo de seleção, admissão, treinamento, etc.

Para agregar estrutura, agilidade, praticidade e organização a sua gestão de pessoas, separamos para você um pacote excelente de planilhas de Excel prontas e editáveis, planilhas de controle de ponto, cadastro de funcionários, banco de horas, horas extras, férias, folha de pagamento e muitas outras que vão facilitar o seu dia a dia no RH.

CLIQUE AQUI TENHA ACESSO AO PACOTE DE PLANILHAS PARA RECURSOS HUMANOS

 

Qual é a sua reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0