Como fazer a missão, visão e valores da empresa?
Estratégias Organizacionais O ponto de partida do planejamento de negócios das empresas deve conter: a Missão, a Visão e os Valores que representam a essência, os sonhos e os princípios sobre os quais ela é regida.

Estratégias Organizacionais
O ponto de partida do planejamento de negócios das empresas deve conter: a Missão, a Visão e os Valores que representam a essência, os sonhos e os princípios sobre os quais ela é regida.
É um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.
"O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los” (Idalberto Chiavenato)
Missão é a razão da existência de uma empresa, das pessoas e de seus profissionais a longo prazo, futuro.
Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:
- O que a empresa faz? Como por exemplo (fornece, presta serviços, produz, fabrica...)
- Para quem? Como por exemplo (mercado, clientes, público, mulheres, crianças...)
- Por que a empresa existe? O que ela tem de diferencial? Como por exemplo (qualidade, desenvolver novas tecnologias, confiança, segurança...)
Exemplo de Missão:
Empresa Fictícia: Belissima LTDA
“Fabricar maquiagens com filtro UV para proteção e cuidados com a pele, realçando a beleza e essência da mulher”.
Visão é o conjunto de objetivos e metas que uma pessoa, uma área ou empresa quer atingir no futuro a médio prazo, em média em 5 anos.
Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:
- No que a empresa quer se tornar? Como por exemplo (líder de mercado...)
- Onde nós estaremos? Como por exemplo (região, estado, pais, mundial...)
- O que a empresa será e construirá? Como por exemplo (solida, de credibilidade, construir rede de relacionamentos...)
- Os recursos investidos estão levando a empresa para aonde? Como por exemplo (ultrapassar as outras empresas...)
Exemplo de Visão:
“Tornar-se líder no mercado de maquiagens, na região do alto tiete em ate 2 anos, construindo rede de relacionamento”.
Valores são os princípios, crenças e paradigmas que orientam o comportamento e as atitudes das pessoas em âmbito pessoal ou profissional a curto prazo, o agora.
Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:
- Que valores e condutas a Organização e seus colaboradores devem adotar em suas relações? Como por exemplo (honestidade, integridade, transparência, inteligência, inovação, inspiração, flexibilidade...)
- Que colaboração socioambiental a Organização tem nos lugares em que atua? Como por exemplo (responsabilidade social, sustentabilidade...)
Exemplo de Valores:
Cuidados com a pele
Matéria prima de qualidade
Foco no rejuvenescimento
Respeito e união entre os colaboradores
Cuidado e preocupação com o meio ambiente
O segredo do sucesso é ter estes três pilares bem estruturados na sua empresa; sempre acompanhar se esta sendo seguido e se precisar mudar algo, mude, inove. Não é um modelo engessado, faça alterações quando for preciso. Este é o primeiro passo do seu plano de negócios.
Presente! Você acabou de ganhar um Checklist Gratuito!
SOLICITE AGORA MESMO CLIQUE AQUI
Neste Checklist Gratuito, você encontrará ferramentas essenciais para otimizar sua gestão de recursos humanos:
✅ Checklist Folha de Pagamento
✅ Checklist de Admissão
✅ Checklist de Férias
✅ Checklist de Onboarding
Para ganhar todos os Checklist Gratuito clique no link acima.
Qual é a sua reação?






