Qual a diferença entre Organograma e Fluxograma?
Qual a diferença entre Organograma e Fluxograma? O Organograma é o gráfico que mostra, a estrutura de uma empresa, os níveis de autoridade, poder de decisão, quantidade e distribuição de diretores, departamentos, divisões, seções, setores. Através dele pode-se identificar o tipo de estrutura adotada pela empresa, mas antes é preciso descrever os cargos e as atividades de cada uma das funções.

Qual a diferença entre Organograma e Fluxograma?
O Organograma é o gráfico que mostra, a estrutura de uma empresa, os níveis de autoridade, poder de decisão, quantidade e distribuição de diretores, departamentos, divisões, seções, setores. Através dele pode-se identificar o tipo de estrutura adotada pela empresa, mas antes é preciso descrever os cargos e as atividades de cada uma das funções.
Principais tipos de Organograma são:
Organograma circular ou mundo moderno: usado em pequenas empresas, com autoridade bastante concentrada. Quando se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo e não a hierarquia.
Organograma clássico vertical: é mais utilizado para representar claramente a hierarquia na empresa. Com as caixas dos cargos distribuídos por grau de importância, do topo até a base. Quanto mais elevada for a responsabilidade e autonomia inerente ao cargo, mais no alto ele estará posicionado no organograma.
Organograma horizontal: também é um modelo de medir a hierarquia, mas não de forma que o último cargo esteja abaixo dos demais e sim ao lado. Não é muito recomendado, pois dificulta a interpretação.
Organograma matricial: é usado para representar grupos de trabalho e aproximar os níveis hierárquicos do chão de fábrica. Muito utilizado em representação de projetos de arquitetura.
O Fluxograma é uma sequência lógica de procedimentos inter-relacionados de determinada atividade organizacional. Também pode ser entendido como um diagrama esquemático que detalha cada ação a ser executada em um processo.
Serve para facilitar a visualização do fluxo dinâmico de trabalho e suas funções, é por meio do fluxograma que podemos entender a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer.
Podemos utilizar o fluxograma em qualquer área empresarial, como meio visualizador e facilitador de cada tarefa e cada ação a esta destinada.
Principais tipos de fluxograma são:
Fluxograma Linear: o objetivo é exibir a sequência do trabalho passo a passo, compondo todo o projeto do escopo, identificando retrabalhos, redundâncias e eliminando etapas desnecessárias. Otimizando o tempo, diminuindo os custos e produzindo em menor tempo.
Fluxograma Funcional: o objetivo é mostrar o fluxo do processo atual da empresa, e quais os setores e funcionários envolvidos em cada etapa. Você precisa entender bem como utilizar as linhas verticais ou horizontais para que possa definir cada responsabilidade e função entre os funcionários.
Em resumo, o Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica de uma empresa e o Fluxograma é uma representação das etapas de um processo.
Presente! Você acabou de ganhar um Checklist Gratuito!
SOLICITE AGORA MESMO CLIQUE AQUI
Neste Checklist Gratuito, você encontrará ferramentas essenciais para otimizar sua gestão de recursos humanos:
✅ Checklist Folha de Pagamento
✅ Checklist de Admissão
✅ Checklist de Férias
✅ Checklist de Onboarding
Para ganhar todos os Checklist Gratuito clique no link acima.
Qual é a sua reação?






